terça-feira, junho 26, 2007

Só mais um cigarro ?


" Tabaco: Estudo de duas universidades aponta os custos do tabagismo em Portugal.
Mais de 400 milhões de euros gastos em tratamentos, e quase 150 mil anos de vida perdidos, só em 2005, são os dados de um estudo feito pela Universidade Católica e pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. " Fonte RTP.

Após ter conhecimento desta notícia decidi escrever sobre este tema. Certamente que todos nós sabemos que o tabagismo constitui um custo para o erário público, mas não nos podemos esquecer que a carga fiscal sobre o tabaco é muito pesada, acabando os fumadores por pagar os custos que causam a todos nós (o estado somos nós). Uma vez que o fumador causa prejuízos à sua própria saúde, acabando por pagar os custos inerentes à sua atitude, ainda com superavite, não vejo qualquer tipo de problema. Na verdade este estudo por lapso ou por conveniência não divulgou este facto: quem fuma paga os custos que causa.

Neste espaço queria falar de outro facto: a falta de civismo de quem fuma. Já nos aconteceu pelo menos uma vez estarmos num restaurante e o nosso vizinho da mesa ao lado acender um cigarro quando estávamos a meio da refeição, ou vermos à descarada o sujeito fumador a lançar a ponta de cigarro para o chão. O que se verifica é que os fumadores são responsáveis por cerca de 70% do lixo existente. Generalizar tem os seus riscos, porque existem alguns fumadores conscientes, mas a maioria são uns autênticos ignorantes cívicos, que se acham no direito de conspurcar todo o lado por onde passam.

Eu sugeriria uma campanha cívica para os fumadores, não impedindo as pessoas de fumar, já que elas pagam e bem os custos médicos que irão precisar no futuro, mas alertar para os outros, para o seu egoísmo. Acho que deveria ser um slogan tipo caminhos-de-ferro: “pare, olhe e só depois fume” ou talvez “ em casa você também coloca o cinza e as pontas para o chão”. Eles pagam os seus cuidados de saúde, mas eu não quero que paguem os meus, porque eu pretendo nem sequer precisar deles.

Eu não gosto de fumadores, porque eles restringem a liberdade dos outros, são egoístas. Eu já tive que mudar de mesa num restaurante por estar alguém a fumar, eu evito frequentar locais nocturnos frequentados por fumadores, principalmente aqueles locais pouco arejados e com tectos baixos. Acho que toda a gente já teve a sensação de entrar num café e estar a entrar numa sala de fumo. Eu e os meus amigos mudamos hábitos por causa dos fumadores, será isto correcto? Certamente que não.

Gosto de ir tomar o meu café ao fim de semana e conversar um pouco com os meus amigos, mas por vezes é impossível, sinto que estou a perder anos de vida quando estou em determinados locais. Muitas vezes vemos jovens a servir à mesa em bares e esplanadas, pois são os únicos que se sujeitam ao magro ordenado, gostaria de saber como irão estar em poucos anos. Certamente com um cancro de pulmão sem terem pegado num cigarro.

Acredito que tem que ser feita uma reflexão séria sobre este assunto. Pensava que ia finalmente ser publicada uma lei que impedisse o fumo em locais públicos, mas o interesse económico falou mais alto. É preciso ter coragem para dizer não aos milhões de impostos recebidos com o tabaco, é preciso criar consciência nas pessoas. Porque não criar um curso de formação cívica para os fumadores, uma espécie de licença como a carta de condução. Afinal o carro e o cigarro matam.

Não gosto de fumadores porque eles poluem as cidades, retiram-me anos de vida e restringem a minha liberdade.

4 Comments:

At terça-feira, junho 26, 2007 9:50:00 da tarde, Blogger ErreCê said...

Falta de civismo, falta de respeito, falta de gosto e falta de consciência é o que a maior parte dos fumadores têm e em grande quantidade!Concordo plenamente com este post!
;-)
rita

 
At quinta-feira, julho 05, 2007 1:14:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At sexta-feira, julho 06, 2007 9:16:00 da manhã, Blogger Daniel Silva said...

Por favor não colocar links nos comentários, pois estes serão apagados.
cumprimentos.
Daniel Silva

 
At sábado, outubro 27, 2007 1:28:00 da tarde, Blogger Gamba said...

Existe de facto uma falta de respeito enorme por parte dos fumadores do nosso pais, mas creio que a solução nao passa por realização de campanhas cívicas,porque os fumadores não aderem ao que lhes é proposto. Infelizmente, penso que se trata de um problema sem solução possível.
Talvez se determinados grupos de fumadores se dirigissem ao IPO (por exemplo) e vissem a enorme tristeza e degradação da pessoa quando esta tem um cancro do pulmão, da boca ou da laringe, talvez pensassem duas vezes... Mas nem sei se mesmo assim essa visita iria ajudar em alguma coisa...
Uma sugestão para os fumadores que estão a ler este comentário: se estiverem dispostos a deixar de fumar e se têm possibilidades financeiras, tentem a acunpuctura, em certos casos resulta.
Mas concordo plenamente contigo, para quem não fuma é muito desagradévl estar a ser incomodado pelo vício de outras pessoas.
;)
Elisabete Silva

 

Enviar um comentário

<< Home