quinta-feira, janeiro 26, 2006

Os Livros de Dan Brown

Livros: Os Livros de Dan Brown

Os livros do autor norte-americano Dan Brown são um sucesso em todo o mundo, ficamos todos rendidos ao seu livro o Código da Vinci. Este vendeu cerca de 40 milhões de cópias em todo mundo, e está actualmente a ser adaptado em filme pela produtora Columbia Pictures. Posteriormente, foram introduzidos no mercado português outros trabalhos do autor: Anjos e Demónios e a Conspiração. Os fãs deste tipo de literatura aguardam ainda, a tradução nacional do livro Digital Fortress, e a finalização da triologia iniciada pelo autor no livro Anjos e Demónios, e seguida pelo Código da Vinci.

Enquanto que este género literário, dado a conhecer pelo livro O Código da Vinci, ganha um grande número de adeptos em todo o mundo, existem vozes que, talvez pela falta de originalidade ou pura inveja, adoram qualificar as obras de Dan Brown como pouco criativas e repetitivas. Na verdade, todos que começam a ler as suas obras ficam literalmente presos à acção. Os livros de Dan Brown conseguem cativar o leitor, e acima de tudo, revela-nos realidades que nós nem sequer pensamos existir. Eu só encontro adjectivos positivos para descrever a genialidade do autor, que através de obras de ficção, faz-nos pensar sobre o mundo que nos rodeia, alertando-nos para factos, que na nossa vivência do dia-a-dia não prestamos atenção.
É pertinente reflectir sobre os ensinamentos das obras de Dan Brown, que no meu ponto de vista, aparecem bem conjugados com muita acção e mistério:

· O Código da Vinci – Esta obra assenta no mistério que envolve a vida de Jesus Cristo: Será que Jesus Cristo foi casado com Maria Madalena? Será que existe uma linhagem descendente da relação entre Jesus Cristo e Maria Madalena? Tudo isto, é-nos revelado através da existência de uma sociedade secreta designada por Priorado de Sion, que foi passando o seu testemunho ao longo dos tempos, da qual fizeram parte personalidades famosas, dentre as quais Leonardo da Vinci. Certamente que, todos nós, fizemos uma reflexão pessoal sobre todas estas revelações, tendo cada um por si, apreciado a possível veracidade dos factos, e quais as implicações que elas deverão ter nas nossas vidas.

· Anjos e Demónios – Esta obra, para além de nos revelar e explicar de forma exemplar o conceito de antimatéria, também nos alerta para o difícil relacionamento que poderá existir entre o Vaticano e a Ciência. Dan Brown transporta-nos numa viagem pela cidade de Roma e do Vaticano, denunciando a existência de uma seita (os Iluminati) cujo mote era eliminar qualquer obstáculo ao desenvolvimento científico.

· A Conspiração – Centrada sobre o governo dos EUA, a obra tenta mostrar o conflito existente entre a Nasa, enquanto grande consumidora dos recursos do orçamento de estado nos EUA, e os governantes, enquanto representantes do povo. O autor retrata a existência de políticos corruptos, que querem ganhar a todo o custo, comprometendo o desenvolvimento nacional, através da alienação de licenças de exploração sobre o espaço. Por outro, procura mostrar a necessidade que as instituições nacionais têm em justificar a sua existência, chegando a utilizar formas menos licitas para conseguir os seus intentos.

· Fortaleza Digital – O livro desenrola-se em torno da seguinte ideia: quem regula os reguladores? Alertando o mundo para as atrocidades cometidas pelos EUA nos vários conflitos em que esteve presente, podendo ter criado inimigos com grande vontade de vingança, face ao que aconteceu ao seu país, ou às suas famílias. A NSA (National Security Agency), tem tecnologias para decifrar e interceptar todas as mensagens de dados e de voz que existem no mundo. Este livro faz-nos pensar se o desígnio da segurança nacional de um país (EUA), que se intitula como o grande protector do mundo e o maior interessado na luta contra o terrorismo, é suficiente para vermos toda a nossa privacidade devassada, por uns técnicos que podem agir usando critérios arbitrários, camuflando-se na segurança nacional e na arrogância de serem os protectores do mundo.

Na minha opinião, temos muito que aprender com os livros de Dan Brown, o seu trabalho trata de temas que nos fazem pensar sobre o mundo, revelando novas perspectivas, e isto tudo, ao mesmo tempo que estamos a ler uma boa história de acção.